Alunos simõesfilhenses do Colégio da Polícia Militar de Candeias participam de Torneio de Xadrez Humano

Postado em Atualizado em

Redação: Rede Imprensa /Marcos Castelli

Muita interação tomou conta dos alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio do Colégio da Polícia Militar Francisco Pedro de Oliveira (CPMFPO), localizado no município de Candeias, na tarde desta sexta-feira (21). O professor de Educação Física, Robert Costa, proporcionou uma aula diferente capaz de contribuir no desenvolvimento do ensino, raciocínio lógico e aproximar a comunidade escolar. Com início às 14h e realizado no Ginásio Poliesportivo de Candeias, o “Torneio de Xadrez Humano”, recebeu positiva adesão e conseguiu aguçar a concentração e criação de estratégia de uma maneira que estreitou mais ainda os laços de amizade entre os educandos e familiares.

26

O Xadrez Humano, uma atividade esportiva que faz com que os alunos se sintam parte do jogo com a tomada rápida de decisão e respeito ao jogador, foi vista de forma bastante brilhante pela atleta simõesfilhense, Solange Carvalho que acompanhou sua filha, Maira Carvalho, aluna da instituição de ensino.

20

Para a reportagem, a atleta contou que sua filha primogênita, Lúcia Carvalho também foi aluna do professor Robert Costa e teceu elogios ao trabalho desenvolvido pelo educador físico.

cats

“Gostaria de agradecer ao professor pelo carinho e cuidados que tem com os alunos do CPM-Candeias”.

O Colégio da Polícia Militar conta com centenas de estudantes de Simões Filho que na oportunidade puderam participar da atividade.

No tabuleiro gigante, os alunos foram as peças e disputaram entre as turmas. A atividade é interessante e permite uma melhor visão de jogo. O xadrez humano foi priorizado nas aulas de Educação Física pelo professor Robert Costa como uma positiva alternativa de proporcionar todos os benefícios da atividade e ampliar o lazer dos estudantes de forma que favorecesse o desenvolvimento do ensino. Diversos temas e figurinos foram apresentados pelos educandos.

SOBRE O XADREZ HUMANO

O ensino e aprendizagem do Xadrez no meio escolar é uma atividade que proporciona lazer e dá a possibilidade de valorizar o raciocínio através de um exercício lúdico, podendo alcançar, dentre

Os objetivos, desenvolver o raciocínio lógico; desenvolver habilidades de observação, reflexão, análise e síntese; desenvolver habilidades e hábitos necessários à tomada de decisões; compreender e solucionar problemas pela análise do contexto geral em que estão inseridos;  ampliar os interesses pelas atividades individuais; melhorar o desempenho nos estudos e, em particular, em Matemática.

24

Além disso, a atividade favorece satisfatoriamente a inclusão social por ser realizada no contexto educacional e permite trabalhar a melhoria da auto-estima dos estudantes, visto que a sua iniciação não requer pré-requisitos (características físicas, sociais, etc.). As características de socialização, advindas da prática do Xadrez, são comuns ao conjunto de atividades lúdicas e das práticas esportivas educacionais.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s