Programa ‘Simões Filho Esporte’ vai promover ‘1º Festival de Ginástica Rítmica’; conheça trajetória de Sirliane Ribeiro

Postado em Atualizado em

Redação: Rede Imprensa | Marcos Castelli

Toda “graciosidade, equilíbrio e beleza” nos movimentos serão apresentados pelas cinco ginastas simõesfilhenses no sábado (29/07), a partir das 15h, quando acontece no Ginásio de Esportes Paulo Gilberto, no bairro CIA II, o 1º Festival de Ginástica Rítmica do programa “Simões Filho Esporte.

5

Os ensaios e coreografias ganham força e forma. Belos e poderosos movimentos que exaltam a sincronicidade, ginga e delicadeza da modalidade esportiva ressurge em Simões Filho, após quase uma década de interrupção.

Em entrevista concedida nesta quarta-feira (05), ao “Rede Imprensa”, a secretária de Esportes, Lazer e Juventude, Sirliane Ribeiro, demonstrou pelas expressões do seu olhar, o forte sentimento daquilo que foi tão bem vivenciado na sua trajetória como atleta, educadora física e técnica e agora com o retorno da modalidade esportiva; ganha muito mais emoção. “A ginástica rítmica é minha vida.”, declara.

20170705_162942

A preparação das garotas com uma maior evolução, Ana Lara, Caiane Paulina, Stela, Tainá e Thaísla, entre 14 e 16 anos, conta com a experiência e comando da professora Flávia Machado, ex-aluna da professora Sirliane. “Todas as alunas contempladas pelo programa participarão do grande evento.”

Professora Flávia Machado iniciou na ginástica rítmica aos 7 anos de idade e foi aluna de Sirliane Ribeiro.

Colégios e clubes convidados de Salvador, Lauro de Freitas e São Francisco do Conde também farão apresentações no Festival, entre eles, os colégios Salesiano e Impacto e os clubes Gorba, Gym, Kadosh, além de outros a confirmar. A entrada é uma 1 Kg de alimento não perecível que deverá ser doado para instituições de caridade.

Apesar das inúmeras atribuições da pasta, a gestora não esconde a emoção e vem dando todo apoio na preparação das garotas.

Ainda em entrevista, ela demonstrou que o retorno da GR em Simões Filho, não pode ser vivido, sem relembrar importantes momentos marcantes e históricos iniciados por uma grande pioneira da modalidade no município.

“É um sonho. Fui ginasta e iniciei com a professora Maria de Fátima quando eu tinha 10 anos. Fui ginasta do Padre Luiz Palmeira durante muitos anos e logo após fiz a faculdade de Educação Física e passei a ser professora e técnica de GR aqui em Simões Filho”, revela Ribeiro.

A Chefe da Sejuv conta que “foi muito feliz como professora e o excelente trabalho que desenvolveu com suas alunas na época; resultou em bons resultados em diversas competições como o campeonato baiano e o torneio regional.”

Sirliane reafirmou como “bons momentos”, uma época jamais esquecida e que guarda com muito amor tudo que aprendeu com a sua querida professora. “Aos 15 anos de idade; exerci a função de assistente técnica da professora Maria de Fátima que treinava o juvenil e eu as meninas menores, o infantil e sempre fomos campeãs baianas; vencendo, inclusive, para os melhores colégios de Salvador”, relembra.

Com sua querida professora Maria de Fátima

Atualmente como secretária, ela agradeceu ao prefeito pelo reconhecimento de toda trajetória profissional. Como professora efetiva, já atuou nas escolas Pedro Cerqueira (Barreiro) e Edson Almeida, agora, escola Bárbara Andrea Brites (Pitanguinha) e nos últimos dois anos no Colégio Padre Luiz Palmeira.

Quem é Sirliane Ribeiro?

Natural de Salvador, mas criada em Simões Filho, na sua infância estudou na escola primária Clarice Ferreira e concluiu o ensino fundamental e médio no Colégio Padre Luiz Palmeira. Na época, Sirliane Ribeiro já despontava como uma das principais atletas da ginástica rítmica, ao lado de suas amigas, Rita Loreto, Rita Matos, Marluce, Amália Leal e Wagna Dias.

Rita Loreto, Rita Matos, Marluce, Amália Leal. Wagna Dias e Sirliane Ribeiro

Cursou Educação Física na Universidade Católica do Salvador (Ucsal), e passou a ser técnica em GR em Simões Filho, que também resultou em diversos títulos e premiações.

Nos últimos 8 anos, retornou como professora de Educação Física, espaço de tempo em que a GR ficou interrompida na cidade. Agora como secretária, uma das suas principais ações foi implementar a modalidade esportiva no programa “Simões Filho Esporte”.

Uma vida dedicada à educação física e a GR, também foi muito bem conduzida com o papel de mãe. A gestora também aproveitou para falar da sua preciosidade, a filha Carolina Ribeiro.

Foto: Reprodução/Facebook

“Tenho uma filha linda que é meu orgulho. Além de ser uma pessoa extremamente sensível; faz medicina na UFBA e que a amo infinitamente”. Ela ainda acrescentou que após a morte do seu esposo, a filha é a “pessoa que compartilha todos os momentos.”

*Como se inscrever na ginástica rítmica*

A reportagem também conversou com a professora Flávia Machado. “No início foram poucas alunas, mas fomos divulgando e hoje temos cerca de 100 alunas”, disse.

As aulas de GR, umas das modalidades esportivas do programa “Simões Filho Esporte”, conta com duas turmas. No total 128 alunas já fazem parte do programa.

Atualmente as aulas contam com duas turmas de 7 a 10 anos e 12 a 17 anos. Ainda existem vagas. As interessadas, procurem a Sejuv, no Ginásio de Esportes Paulo Gilberto com os seguintes documentos: Xerox do RG e do comprovante de residência, atestado médico e atestado de escolaridade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s