Discurso do secretário da Educação de Candeias reforça ligação histórica com Simões Filho

Postado em Atualizado em

Redação: Rede Imprensa | Marcos Castelli

O secretário da Educação de Candeias, Jair Cardoso, com um discurso emocionante sobre a Independência da Bahia, em solenidade da ‘Passagem do Fogo Simbólico’, em Simões Filho, neste sábado (01), declarou a honra das autoridades candeense que representaram aquele povo da cidade-irmã e tão destacado pelo prefeito Dr. Pitágoras Ibiapina que inclusive afirmou as ligações harmoniosas com o mandatário do município, Diógenes Tolentino (PMDB).

“Viemos aqui pra trazer a tocha da liberdade e o que representa o fogo simbólico para as cidades do recôncavo e região metropolitana, sobretudo, essa chama deverá continuar viva, que é a chama da liberdade representada no passado por aquele exército de voluntários que saíram de Cachoeira até chegar a Salvador e libertar a Bahia do jugo português em 02 de julho de 1823”, disse em exclusividade ao “Rede Imprensa”, o secretário.

81

Candeias recebeu o Fogo Simbólico pelas mãos dos atletas e autoridades de São Francisco do Conde.

10
Solenidade do Fogo Simbólico em Candeias

Logo após a solenidade, a comitiva do prefeito Dr. Pitágoras foi recepcionada em Simões Filho pelas autoridades locais.

17
Solenidade do Fogo Simbólico em Simões Filho

Historiador e ex-aluno do tradicional Colégio Padre Luiz Palmeira, Jair Cardoso, conseguiu reavivar as ligações históricas, não somente pelo belo pronunciamento de um amante da História, mas principalmente por conseguir passar para o público presente; o quanto ambas as cidades foram importantes no processo de Independência da Bahia, e a responsabilidade de trabalharem por uma política voltada para à coletividade.

Ele honrou a Câmara de Simões Filho, ao mencionar em nome do Presidente Genivaldo Lima (DEM), os ilustres vereadores, Sandro Moreira (PSL), que nasceu na Rua Getúlio Vargas, em Candeias, Everton Paim (PSD), que estudou administração na Faculdade Regional de Candeias e Eri Costa (DEM), ex-funcionário do INSS naquela cidade vizinha.

O gestor da educação candeense também exaltou o prefeito Dr. Pitágoras, a primeira-dama e secretária de saúde, Soraia Cabral, os atletas e emendou de que “a entrega da tocha da liberdade veio de Candeias com muita honra e orgulho porque todos sabem o que este ícone representa para ambas as cidades”.

O atleta Jorge Luiz Barbosa passou a Chama da Liberdade ao prefeito de Candeias, Dr. Pitágoras Ibiapina

Todo o contexto histórico sobre aquela revolução que pretendeu combater a opressão portuguesa e que após lutas logrou justiça pela causa, foi sinalizado por Cardoso que ao presenciar um momento de protesto na solenidade, quando familiares da jovem, Daniela Santos Melo, 26 anos,  assassinada no dia 24 de junho, pediam providências das autoridades, afirmou que “é o mesmo pedido de pessoas que clamam por justiça.”

A História e a Cultura também foram fortalecidas pelo secretário candeense, quando relembrou célebres atuações em que os distritos de Passagem dos Teixeiras e Caboto contribuíram no processo de independência da Bahia.

Ele não deixou de dignificar e valorizar a trajetória da sua amiga desde a juventude e atleta simõesfilhense Solange Carvalho. “Me orgulhava de ver Solange quando chegava no Panteão da Liberdade, em Pirajá representando os estudantes de Simões Filho e entregava lá a tocha para o prefeito de Salvador”, declarou.

Solange Carvalho no ano passado, mais uma vez, acendeu a pira no túmulo do General Labatut em Pirajá e este ano de forma bastante emocionante, o seu esposo e atleta do Atletismo Master, Josenilton da Paixão teve a honra de acender aquela pira e se ver estampado em todos os veículos da imprensa baiana.

83

Jair Cardoso concluiu seu pronunciamento em Simões Filho, dizendo que “para todos que aqui estamos; continuaremos no discurso da liberdade que empala as nossas vidas”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s