Fogo simbólico marca celebração ao 02 de Julho em Simões Filho e segue para Pirajá em Salvador

Postado em Atualizado em

Redação: Rede Imprensa | Marcos Castelli

Tradicionalmente partícipe do caminho que marca um dos maiores eventos da agenda baiana, o município de Simões Filho, recebeu na manhã deste sábado (01), o ícone dos festejos do 02 de julho, o “Fogo Simbólico”, que neste ano marca a celebração dos 194 anos da Independência da Bahia. A solenidade iniciou por volta das 11h com o hasteamento das bandeiras e pronunciamentos de autoridades.

Fotos: Danillo Canuto

Antes de chegar a Simões Filho, a Tocha saiu de Cachoeira, no recôncavo baiano, na manhã de sexta-feira (30), e percorreu as cidades de Saubara, Santo Amaro da Purificação, São Francisco do Conde e Candeias.

No município, o ‘Fogo Simbólico’ foi entregue pelo atleta candeense, Jorge Luiz Barbosa que passou para o Chefe do Executivo de Candeias, Pitágoras Ibiapina e posteriormente entregue ao prefeito Diógenes Tolentino.

 

Um dos momentos de muita emoção foi registrado quando na ocasião a atleta Marcivalda Rodrigues e Dinha acenderam a pira. O evento reuniu centenas de pessoas na Praça da Bíblia.

As fanfarras, Banda Contemporânea da Bahia (Colégio Reitor Miguel Calmon), FANAUSF e Integração da Bahia abrilhantaram o evento com seus ritmos e melodias.

Em entrevista, a primeira-dama e vereadora Kátia Oliveira falou sobre o momento importante e histórico para Simões Filho, no tocante, ao processo da independência baiana. “A cidade fez parte e continuará fazendo de um processo de independência. Estou muito feliz em poder estar aqui, ver que a cidade está reascendendo. Estamos com um governo mais democrático, um governo que ouve a população. Participei de outros momentos como este, mas agora nos sentimos mais esperançosos”, disse.

O prefeito de Candeias, Dr. Pitágoras, em seu pronunciamento exaltou Dinha e destacou que a “liberdade é construída todos os dias com muita fé, força, esperança e dedicação”, ao apostar na figura do atual prefeito para os avanços.

Foto: Marcos Castelli

“Tenho certeza que todos os dias este prefeito sai de sua casa com brilhos nos olhos pra trabalhar e trazer a esperança e dignidade ao povo de Simões Filho”, disse. “Tenho certeza que o povo acertou quando votou Dinha, prefeito”, acrescentou o mandatário candeense.

Em seguida a Tocha com o Fogo simbólico seguiu para Pirajá pelos atletas simõesfilhenses por volta das 14h. O prefeito Dinha foi recepcionado em Salvador pelo secretário de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco que representou ACM Neto na solenidade.

Foto: Marcos Castelli

O ícone que marca as celebrações do 2 de julho, chegou no túmulo do General Labatut, em Pirajá, por volta das 16h30. O atleta simõesfilhense Josenilton Santos da Paixão foi o responsável por acender a pira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s